| Serra acusa governo de lotear e tolerar corrupção em órgãos federais | | | |
| Escrito por Folha Online |
| Dom, 20 de Junho de 2010 12:11 |
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo federal de lotear e ser leniente com a corrupção nos Correios e na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), cujas cúpulas foram indicadas pelo PMDB.
Em entrevista ao programa "Roda Viva" da TV Cultura, gravada neste sábado, ele afirmou que o presidente Lula entregou os órgãos a aliados e agora não pode trocar seus dirigentes.
O tucano protestou contra "a vergonha que se fez na Funasa", que é subordinada ao Ministério da Saúde.
"O ministro da Saúde não indicou o presidente da Funasa. Resultado: corrupção que não acaba mais", atacou. "Fez-se um loteamento até o detalhe. Eu tinha, como ministro da Saúde, impedido isso".
Ele disse que, se eleito, acabará com o loteamento da administração federal: "Nunca abriria caminho para turbinar a corrupção dessa maneira".
Ao comentar a crise nos Correios, Serra disse que Lula sofre constrangimento para não demitir o presidente do órgão, Carlos Henrique Custódio.
"[Lula] não pode agora mexer nos Correios", afirmou o candidato. "Isso é uma das piores coisas que existem no Brasil hoje em dia", disse, referindo-se ao loteamento de cargos.
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/politica/36194-serra-acusa-governo-de-lotear-e-tolerar-corrupcao-em-orgaos-federais
Comentário:
Lotear cargos é método comum utilizado no Brasil uma maneira corrupta de ter aliados,além de outros modos de corrupção,o Brasil é considerado "O País da Corrupção".
As palavras mais comuns que ouvimos na época de eleição são as promessas de empregos pós-eleição.É lamentável essa realidade brasileira.Infelizmente vivemos em um país em que a corrupção passou a ser tratada como fato comum na vida pública.Isso precisa mudar .É muito dinheiro perdido e poderia ser melhor aplicado em favor da sociedade,em especial daqueles que mais precisam.
O custo extremamente elevado da corrupção no Brasil prejudica o aumento da renda per capta.Um estudo divulgado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) chama muito a atenção.
O levantamento aponta que o país gasta muito com corrupção ,que está nos mais diferentes setores da vida pública,como vem sendo comprovados pelos seguidos escândalos ,em especial no campo político.
Segundo o estudo,o preço da corrupção custa para os cofres públicos do Brasil entre R$ 41,5 e R$ 69,1 bilhões por ano.De acordo com o relatório da corrupção:custos Econômicos e Propostas de Combate,o custo da corrupção representa entre 1,38% e 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB).É muito dinheiro que vai pelo ralo.
Então caros leitores como se pode ver,as consequências são desastrosas,a corrupção compromete a possibilidade de oferecer à população melhores condições econômicas e de bem estar social e às empresas melhores condições de infraestrutura e um ambiente de negócios mais estável,entre outros fatores negativos.
Esse ano é o ano das decisões.decisão da copa do mundo,mas não se esqueçam de analisar melhor os candidatos e suas propostas.
Vânia Cristina Neves


Nenhum comentário:
Postar um comentário