segunda-feira, 10 de maio de 2010

Meio Ambiente

ONU alerta destruição da Biodiversidade
Folha do Estado
 Novo relatório das Nações Unidas sobre biodiversidade divulgado nesta segunda-feira (10) alerta para o risco de degradação e colapso de ecossistemas importantes para o homem. O documento também atenta para a extinção de espécies em uma velocidade nunca antes vista.
A meta acordada por governos de diversos países em 2002 para "atingir uma redução significativa da taxa de perda de biodiversidade" não foi atingida até 2010, aponta o documento, que se baseia em estudos enviados pelas nações-membro e em uma projeção de cenários futuros.
O relatório servirá de base para futuras discussões entre líderes mundiais, como na reunião internacional sobre biodiversidade marcada para outubro, no Japão.
A ONU alerta que a perda massiva de biodiversidade no planeta é cada vez mais iminente e que, por consequência disso, a humanidade pode ser prejudicada com a transformação dos ecossistemas em paisagens muito menos produtivas e úteis ao homem. Alguns ecossistemas estariam próximos de alcançar pontos-limite para se transformar irreversivelmente.
A Amazônia representa um importante bioma analisado no relatório. Por causa do desmatamento e das queimadas, segundo o documento, a floresta pode entrar em um processo de decadência que afetará o regime de chuvas no continente e o clima global. Além disso, pode levar à extinção massiva de espécies. O relatório leva em consideração a queda no desmatamento por corte raso (remoção total da mata) registrada na região nos últimos anos, mas alerta para o aumento da degradação florestal (destruição parcial).
Outros riscos ambientais destacados são o aumento da incidência de rios e lagos infestados por algas e com alta mortandade de peixes, além do colapso dos ecossistemas de corais devido a um aumento da acidez e da temperatura dos oceanos, ameaçando milhões de espécies.
"As notícias não são boas. Continuamos a perder biodiversidade a uma taxa nunca antes vista na história", aponta o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Ahmed Djoghlaf. "O relatório deve servir como um chamado para a humanidade. Business as usual (cenário futuro em que se considera que a atividade humana não sofre alteração para reduzir impacto ambiental) não é mais uma opção se quisermos impedir danos irreversíveis aos sistemas vitais de nosso planeta", diz.
O relatório argumenta que é possível deter a destruição dos ecossistemas se medidas coordenadas forem tomadas para reduzir a pressão sobre o meio natural. Uma nova estratégia a ser adotada é o combate às causas indiretas da perda de biodiversidade, como determinados padrões de consumo, crescimento do comércio e alterações demográficas.
http://www.folhadoestado.com.br/0,,fCBA0,,fCBA4072-onu-alerta-destruicao-da-biodiversidade

Comentário:
Muitas metas veem a anos sendo estabelecidas para a conserrvação da biodiversidade em especial no Brasil,já que temos o privilégio de possuir quatros dos biomas mais ricos do planeta: Mata Atlântica,Amazônia,Cerrado e Pantanal,infelizmente estas riquezas naturais correm grandes riscos.
O Cerrado brasileiro abriga a mais rica savana do mundo, com grande biodiversidade, e recursos hídricos valiosos para o Brasil. Nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, do Prata e do São Francisco. 
Apesar das várias tentativas de preservação a humanidade ainda não teem conciência da destruição ambiental a que estamos ligados.É fato que precisamos educar toda a população para que possam colaborar com a manutenção e preservação do meio ambiente,ninguém se da conta do número do detritos produzidos diariamente pelas indústrias,pela agricultura e até os detritos produzidos em casa,pois tudo é enlatado a maioria dos produtos/embalagens não podem ser reutilizados e por ai vai.O Brasil é o maior exportador mundial e o segundo maior consumidor de carne bovina,as pastagens degradadas tem sido convertidas em cultivos agrícolas,o pecuarista vende o pasto para o cultivo da soja e continua a desmatar e isso torna-se um ciclo vicioso.
Vamos nos ligar e fazermos cada nossa parte na luta pela preservação da biodiversidade,começando pela reciclagem e se possível diminuir o consumo de produtos industrializados,é uma maneira de ajudarmos nosso planeta a respirar melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário