sábado, 22 de maio de 2010

Política

Pé na Estrada

No dia 14 de maio,o ex-Governador Blairo Maggi retomou uma das marcas de sua administração,o programa "Estradeiro",onde o ex-Governador percorreu de carro todo o interior de Mato Grosso.
Resta esperar para saber qual será a repercussão dessas viagens e se elas renderão votos agora para sua candidatura ao Senado.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Policial

Juíza nega habeas corpus a acusada de torturar criança

Vera Lúcia teve a prisão decretada na última quarta-feira, mas ainda não foi encontrada

10 de maio de 2010 | 15h 55
Gabriela Moreira, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Justiça negou na tarde desta segunda-feira, 10, a liminar que pedia a revogação da prisão de Vera Lúcia Sant'Anna Gomes, de 66 anos, acusada de tortura contra a filha adotiva, de 2 anos. Para a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, da Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, a procuradora mostrou "verdadeiro desprezo pela lei". Vera Lúcia teve a prisão decretada na última quarta-feira, mas ainda não foi encontrada.
"Procurada, por ordem judicial, pela polícia judiciária nos locais em que informou que poderia ser encontrada, simplesmente desapareceu. Se não houvesse motivo para a decretação da custódia preventiva, agora há motivos e bem contundentes para que a paciente seja mantida custodiada, pois demonstrou verdadeiro desprezo pela lei", escreveu a relatora em seu despacho.
Ainda no voto, a desembargadora disse que, ao ler o processo com o depoimento das testemunhas, constatou "a crueldade com que a menor seria tratada dentro de casa".
O advogado da procuradora, Jair Leite Pereira, não atendeu as ligações. Quando ingressou com o habeas corpus, na última sexta-feira, disse que se a liminar fosse negada, sua cliente só se apresentaria após o julgamento do mérito do habeas corpus, que ainda não tem data para ocorrer.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,juiza-nega-habeas-corpus-a-acusada-de-torturar-crianca,549733,0.htm 


Comentário:


O que mais podemos esperar?Mas são tantas barbaries que os seres humanos já não se espantam mais ao ler ou assistir mais um fato trágico contra um menor,outro dia vimos e ouvimos relatos de uma babá e agora sem que ninguém pudesse imaginas "uma procuradora",a quem conhece as leis e o que deveria estar fazer era proteger e não hostilizar um menor ou quem quer que seja.
O que deixa as pessoas mais indignadas é o estado estático da justiça,o advogado da ,procuradora teve o habeas corpus negado,mas "eles"sabem como trabalha a justiça e melhor falando a justiça no Brasil.
Muitas crianças são violentadas todos dias,estas crianças são maltratadas psicológicamente,sofrem abusos de vários tipos e na maioria das vezes passam anos até que algo seja feito,para que os culpados sejam punidos.
Não para imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa que tira uma criança de uma determinada situação para tornar a vida dela ainda mais difícil e até quem sabe "um inferno".
Algumas pessoas dizem que para adotar uma criança existe muita burocracia,e está óbvio que as burocracia terá que aumentar,se não daqui a pouco aparece mais um e mais um "engravatadinho" para fazer o mesmo que a tal procuradora fez,como diria o jornalista Borys Casoy "Isto é uma Vergonha".

Vânia Cristina

 

Meio Ambiente

ONU alerta destruição da Biodiversidade
Folha do Estado
 Novo relatório das Nações Unidas sobre biodiversidade divulgado nesta segunda-feira (10) alerta para o risco de degradação e colapso de ecossistemas importantes para o homem. O documento também atenta para a extinção de espécies em uma velocidade nunca antes vista.
A meta acordada por governos de diversos países em 2002 para "atingir uma redução significativa da taxa de perda de biodiversidade" não foi atingida até 2010, aponta o documento, que se baseia em estudos enviados pelas nações-membro e em uma projeção de cenários futuros.
O relatório servirá de base para futuras discussões entre líderes mundiais, como na reunião internacional sobre biodiversidade marcada para outubro, no Japão.
A ONU alerta que a perda massiva de biodiversidade no planeta é cada vez mais iminente e que, por consequência disso, a humanidade pode ser prejudicada com a transformação dos ecossistemas em paisagens muito menos produtivas e úteis ao homem. Alguns ecossistemas estariam próximos de alcançar pontos-limite para se transformar irreversivelmente.
A Amazônia representa um importante bioma analisado no relatório. Por causa do desmatamento e das queimadas, segundo o documento, a floresta pode entrar em um processo de decadência que afetará o regime de chuvas no continente e o clima global. Além disso, pode levar à extinção massiva de espécies. O relatório leva em consideração a queda no desmatamento por corte raso (remoção total da mata) registrada na região nos últimos anos, mas alerta para o aumento da degradação florestal (destruição parcial).
Outros riscos ambientais destacados são o aumento da incidência de rios e lagos infestados por algas e com alta mortandade de peixes, além do colapso dos ecossistemas de corais devido a um aumento da acidez e da temperatura dos oceanos, ameaçando milhões de espécies.
"As notícias não são boas. Continuamos a perder biodiversidade a uma taxa nunca antes vista na história", aponta o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Ahmed Djoghlaf. "O relatório deve servir como um chamado para a humanidade. Business as usual (cenário futuro em que se considera que a atividade humana não sofre alteração para reduzir impacto ambiental) não é mais uma opção se quisermos impedir danos irreversíveis aos sistemas vitais de nosso planeta", diz.
O relatório argumenta que é possível deter a destruição dos ecossistemas se medidas coordenadas forem tomadas para reduzir a pressão sobre o meio natural. Uma nova estratégia a ser adotada é o combate às causas indiretas da perda de biodiversidade, como determinados padrões de consumo, crescimento do comércio e alterações demográficas.
http://www.folhadoestado.com.br/0,,fCBA0,,fCBA4072-onu-alerta-destruicao-da-biodiversidade

Comentário:
Muitas metas veem a anos sendo estabelecidas para a conserrvação da biodiversidade em especial no Brasil,já que temos o privilégio de possuir quatros dos biomas mais ricos do planeta: Mata Atlântica,Amazônia,Cerrado e Pantanal,infelizmente estas riquezas naturais correm grandes riscos.
O Cerrado brasileiro abriga a mais rica savana do mundo, com grande biodiversidade, e recursos hídricos valiosos para o Brasil. Nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, do Prata e do São Francisco. 
Apesar das várias tentativas de preservação a humanidade ainda não teem conciência da destruição ambiental a que estamos ligados.É fato que precisamos educar toda a população para que possam colaborar com a manutenção e preservação do meio ambiente,ninguém se da conta do número do detritos produzidos diariamente pelas indústrias,pela agricultura e até os detritos produzidos em casa,pois tudo é enlatado a maioria dos produtos/embalagens não podem ser reutilizados e por ai vai.O Brasil é o maior exportador mundial e o segundo maior consumidor de carne bovina,as pastagens degradadas tem sido convertidas em cultivos agrícolas,o pecuarista vende o pasto para o cultivo da soja e continua a desmatar e isso torna-se um ciclo vicioso.
Vamos nos ligar e fazermos cada nossa parte na luta pela preservação da biodiversidade,começando pela reciclagem e se possível diminuir o consumo de produtos industrializados,é uma maneira de ajudarmos nosso planeta a respirar melhor.
 

Violência Contra a Mulher

 PLANTÃO GAZETA
10/05/2010 09:10
MT fortalece combate à violência contra mulher

A partir de amanhã, Mato Grosso adere ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e faz a implantação da recém criada Superintendência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, cuja primeira ação será o lançamento da campanha “Violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos”.

A assinatura do Pacto é uma antiga reivindicação das organizações ligadas ao combate à violência contra a mulher e vai possibilitar ao Estado acessar recursos federais para a implantação, ainda este ano, de novos programas e projetos.

Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Emília Sotero, os recursos serão aplicados na reestruturação das delegacias especializadas da Mulher de 5 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres, que receberão mobiliário e equipamentos novos. As Casas de Amparo à Mulher de Cuiabá, Várzea grande, Rondonópolis e Sorriso também serão reequipadas com mobiliário, equipamentos de informática e veículos novos.

Dados da violência - Somente na Grande Cuiabá foram assassinadas 24 mulheres em 2009, sendo que em 90% dos crimes a motivação foi passional (movida pela paixão). Um levantamento do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres em Mato Grosso mostra que 78.168 mulheres foram vítimas de violência entre agosto de 2006 e agosto de 2009 em 8 dos 141 municípios do Estado. O volume equivale à população do município de Tangará da Serra, localizado na região médio-norte do Estado. A pesquisa se baseia em dados oficiais, mas o número da violência pode ser no mínimo duas vezes maior, se considerada a subnotificação e a falta de registros por parte das vítimas, argumenta a presidente do Conselho, Ana Emília Sotero.

Comentário:
O número de agressões aumentam dia após dia,muitas mulheres não procuram ajuda a que teem direito e ficam a mercê da violência.o que precisa ser realizado de imediato é um trabalho de conscientização às mulheres e mostrar de maneira incisiva a importância da denúncia no momento em que ocorrem a primeira agressão e não aceitar pensando que pode "ter acontecido só dessa vez",estima-se que metade das mulheres agredidas sofram caladas,muitas sentem vergonha ou dependem financeiramente e emocionalmente do agressor.
A violência contra a mulher pode ter tanto efeitos a longo prazo quanto a curto prazo.Algumas vezes os resultados podem ser fatais,a violência contra mulher é um sério problema de saúde pública,assim como a violação dos direitos humanos.
A mulher vem conquistando o seu lugar nas várias categorias profissionais,talvez o conhecimento adquirido pela mulher venha incomodando os homens em geral.Mesmo assim ainda existem mulheres submetidas a ignorância de namorados,maridos,etc.,algumas não podem nem fazer uma caminhada,academia,a falta de confiança também pode ser considerado falta de respeito.
Vamos torcer para as mulheres se concientizarem do seu lugar na sociedade e não aceitarem mais tanta barbarie.